Tendências e Notícias

Minas Gerais Inaugura Primeiro Bar de Vinhos Flutuante, o Almas Gerais

O Sul de Minas Gerais se prepara para um novo marco no enoturismo: a inauguração do Almas Gerais, o primeiro bar de vinhos flutuante do estado. Com um investimento de R$ 1,5 milhão, o Almas Gerais faz parte do ambicioso projeto enoturístico Enovila.

Segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em 2020, o estado contava com cerca de 50 produtores de vinho. Esse número já dobrou, atingindo quase 100 produtores e mais de mil hectares de vinhedos registrados. Quando todas essas áreas estiverem em produção, a expectativa é que Minas Gerais produza cerca de 4 mil toneladas de uva e 2,4 milhões de litros de vinho, movimentando aproximadamente R$ 120 milhões por ano.

Em julho, o estado de Minas Gerais ganhará seu primeiro wine bar flutuante, o Almas Gerais. Com um formato de chalana, o bar flutuará pela represa do Funil, que se estende por 40,49 km², abrangendo os municípios de Bom Sucesso, Perdões, Ijaci e Ibituruna. Diferente de outros bares flutuantes, o Almas Gerais não ficará ancorado, navegando pelo dique durante todo o seu funcionamento. O bar está localizado próximo ao Vivert Reserva da Mata, um condomínio a 30 minutos de Lavras.

O Almas Gerais integra o complexo enoturístico Enovila, que será inaugurado completamente em janeiro de 2027. O projeto inclui a construção de uma vila de 60 casas compartilhadas. Os proprietários das cotas terão a oportunidade de participar de atividades como plantio, vindima e produção de vinho, além de ter acesso a rótulos exclusivos e uma adega personalizada. A experiência será enriquecida pela orientação do arquiteto Gustavo Penna.

O wine bar, projetado pelos arquitetos Gustavo Tavares e Vinícius Messias, ocupará uma área de 180m² e oferecerá duas experiências distintas: um ambiente intimista e uma área aberta no segundo andar, integrada à paisagem da represa do Funil. Com capacidade para 24 pessoas sentadas e um espaço para sunset que acomoda mais 36 pessoas, o bar contará com uma cozinha totalmente equipada.

Inicialmente, o Almas Gerais estará aberto ao público aos sábados e domingos, enquanto durante a semana poderá ser reservado para eventos corporativos. A longo prazo, o bar se tornará uma atração exclusiva para os sócios da Enovila. Antônio Alberto Júnior, idealizador da Enovila, acredita que o Almas Gerais será uma atração não só para o turismo local, mas também para visitantes nacionais e internacionais.

O jovem chef mineiro Kaliu Castro, responsável pelo cardápio e também sócio do empreendimento, destaca que o menu oferecerá degustações harmonizadas com vinhos Sauvignon blanc, incluindo o Almas Gerais Sauvignon blanc. Ingredientes de alta qualidade, como queijos, doces de leite e azeites, todos de pequenos produtores locais, serão a base das delícias servidas.

A data de abertura e outras informações sobre o Almas Gerais serão divulgadas nas redes sociais do projeto. Fique atento e prepare-se para viver essa experiência única de enoturismo em Minas Gerais.

Com informações da CNN